Giovanna Martins conquista sonhos na Disney Marathon

O que começou com uma brincadeira de criança, se tornou uma carreira. Giovanna Costa Martins, do interior de São Paulo, conquistou em janeiro, a 4° vitória na Disney Marathon. E para quem vê a atleta comemorando na linha de chegada, não sabe os obstáculos que ela enfrenta diariamente. Quem a segue no Instagram, vê a rotina de treinos intensa para alcançar os objetivos. A atleta conquista vitórias não só em Orlando, mas por todo o mundo. Recentemente, ganhou a medalha de prata no Duathlon PowerMan, na Suíça.

A história de Giovanna com a Disney começou em 2015, quando ela decidiu participar pela primeira vez da maratona, incentivada pelo também atleta Adriano Bastos e com o propósito de conhecer os parques. Para a sua surpresa, ela foi a campeã. Com isso, outras medalhas surgiram, em 2017 e 2018. Nesse ano, Giovanna não participaria, mas por incentivo de patrocinadores e fãs, ela resolveu se aventurar. E ainda bem que ela pegou um avião, partiu rumo a Orlando e correu 42km na prova. Ela se tornou a única mulher a conquistar 4 vitórias em uma Disney Marathon.

O Viva Disney e Orlando entrevistou a Giovanna. Confira abaixo:

Viva Disney e Orlando: Conte como e quando começou a sua paixão por maratonas.

Giovanna Costa Martins: Foi aos 5 anos de idade através do incentivo dos meus pais que eram atletas amadores. Um dia fui assistir meus pais em uma prova na USP em SP e quando deu a largada eu e minha irmã mais velha saímos correndo atrás. Quando estava na metade da prova, encontramos minha mãe que levou um susto de ver nos duas já passando dos 5km. No fim, ela completou a prova conosco de 10km e depois disso meu pai começou a treinar nós duas.

Viva Disney e Orlando: Você lembra da sua primeira vez participando da Disney Marathon? Conte o que você lembra.

Giovanna Costa Martins: Conhecer a Disney era um sonho de criança. Em 2011, lendo uma matéria que falava do maior campeão da maratona da Disney, o Adriano Bastos, surgiu a ideia de atingir esse sonho. Eu pensei: através do esporte estarei realizando esse sonho e também motivando outras pessoas e, principalmente, as crianças do projeto social que trabalho. A primeira frase que escutei: “Gi, não será fácil”! E eu respondi: Vou lutar e acreditar, meu nome vai ficar inscrito na história dessa maratona. Em 2011, montei uma periodização de treinos durante 4 anos. Em 2012, coloquei em prática e 7 passos foram dados até chegar na primeira maratona em 2015, onde fui campeã.

 

Viva Disney e Orlando: Como você se sente conquistando, pela quarta vez, a vitória em uma Disney Marathon?

Giovanna Costa Martins: Meu sonho era conhecer a Disney pela primeira vez e motivar as pessoas ao meu redor. Porém, depois de 2015, minha vida mudou muito e meus sonhos aumentaram. Então, logo pensei: quero ganhar mais 2 Mickeys um para cada sobrinho: Jackson, Kassiano e Davi (quem é o campeão, ganha uma estatueta do Mickey). O 4° mickey foi uma surpresa! Depois da terceira vitória, eu voltaria para Disney apenas para me divertir na corrida do desafio do Dunga, sem a pressão de ganhar novamente a Maratona. Apesar de 2018 ter sido um ano cheio de obstáculos, eu acredito no que Deus escreve. Conquistei a 4ª vitória. E não foi diferente, foi super emocionante. Agora mais do que nunca meu nome faz parte da história da Disney Marathon como a única mulher do mundo com 4 vitórias.

Viva Disney e Orlando: Claro que todas essas quatro conquistas são especiais, mas tem alguma que vai ficar marcada na sua lembrança?

Giovanna Costa Martins: A primeira vez sempre é inesquecível. Eu era corredora de meio fundo (1.500m 3.000m e no máximo 10k) e me transformei em Maratonista para conhecer a Disney e ganhar o Mickey. Muita gente não acreditava e eu fui lá, larguei fora do pelotão de elite e venci a prova. O ano de 2015 foi inesquecível.

Viva Disney e Orlando: Você já participou de muitas maratonas. Conte como é participar de uma maratona da Disney. 

Giovanna Costa Martins: O diferencial da Disney é percorrer nesse mundo mágico que em vários momentos, durante a prova, você se emociona. A organização e o caminho a ser percorrido são os diferenciais. É uma prova plana, mas ao mesmo tempo muito técnica devido à quantidade de curvas, principalmente na 2° parte da prova.

Viva Disney e Orlando:  Como é representar o Brasil na linha de chegada?

Giovanna Costa Martins: Cruzar a linha de chegada com a bandeira verde e amarela é emocionante demais, eu já entro na reta final procurando a bandeira. Eu sempre fui muito patriota e representar nosso país fora é o que me motiva.

Viva Disney e Orlando:Fale um pouco sobre outras maratonas que você já participou e o que espera para o futuro.

Giovanna Costa Martins: São 31 anos de atletismo com mais de 500 vitórias. Na Disney, sou a única mulher com 4 vitórias. Em 2017, me tornei a única mulher a ganhar uma prova de 1/2 maratona na frente dos homens nos Estados Unidos, na Wine&Dine. Além de maratona, pratico corrida de montanha, Trail, Corrida rasos em Pista e Duathlon. Em 2018, fui medalha de prata no mundial de Duathlon PowerMan na Suíça. Em 2019, com a vitória na Disney fiz índice para jogos Pan- Americanos com 2h45min na maratona. Meu maior sonho agora é ser Campeã da UTMB na Suíça, o circuito mais importante do mundo de corrida de montanha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s